quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Contador Líder

A contabilidade, enquanto área funcional das organizações, e o contador, particularmente, há anos estão sendo desafiados a contribuírem de forma mais incisiva no processo decisório das empresas. Contudo, ainda é muito forte no mercado a percepção de que a contabilidade está só orientada para o passado, presa a regulamentos rígidos e procedimentos incompreensíveis para os não especializados.

Mas, ao mesmo tempo nunca antes se descortinou para a contabilidade oportunidades tão marcantes de valorização. Os níveis de competição no mercado exigem informações para decisão. Também, se acentua a necessidade das organizações prestarem satisfação de seus atos à sociedade. Inclusive emerge nesse contexto a padronização internacional das normas contábeis. Como consequência o contador precisa assumir uma atitude pró-ativa nessa transformação da contabilidade, atuando com um líder. São duas as camadas da atuação estratégica do contador, seja nas empresas, órgãos públicos, escritórios de serviços contábeis e firmas de auditoria: (1) líder de equipes e (2) líder  no processo decisório corporativo.

No que se refere às questões comportamentais diretamente relacionados com a liderança de sua equipe, ou seja, a atuação do contador para seu “público interno e departamental”, é fundamental que domine os conceitos essenciais e principalmente as ferramentas práticas na gestão de pessoas. Que o importante é ser líder e não "apenas chefe" todos nós sabemos, a segredo é identificar e adotar as soluções práticas da liderança, como os questionários e roteiros individualizados de atividades, necessidades, perfis e estilo de liderança.

E quanto ao seu relacionamento com o “público externo nas outras áreas da empresa”, como  vendas, operações, logística e RH, é vital que o contador adote iniciativas estratégicas para aumentar significativamente sua contribuição e valorização. Para esta inserção estratégica o contador deverá se posicionar como um consultor interno e colaborar diretamente na escolha e operação de processos gerenciais estratégicos como os sistemas de business inteligence, planejamento, racionalização de processos e custos.

Agindo assim o contador estará diretamente valorizando a si próprio e à contabilidade!

Escrito por Sérgio de Carvalho
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou



Nenhum comentário:

Postar um comentário