sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Você conhece o seu potencial?

Como muito conceitos e noções aplicadas na área de recursos humanos, a questão do potencial e da performance também é um tanto obscura para os funcionários em geral.

É uma prática de recursos humanos avaliar os profissionais através de metodologias que não são devidamente conhecidas pelas pessoas. Talvez ainda persista a noção de que a metodologia da avaliação tenha que ser um segredo para que a mesma seja isenta de qualquer preparo ou treinamento.

Comparo isso a alguém tentar ser aprovado num exame de Carteira Nacional de Habilitação sem saber previamente o que se requisita no exame, e sem auto-escola também. Ou quem sabe as provas seletivas para os atletas olímpicos serem realizados de surpresa, sem dar condições de preparação prévia.

Mas as corporações tem seus mitos e suas práticas. O fato é que o seu diretor não te diz quando e como fez a avaliação do seu potencial, na maioria das empresa. A performance é medida de forma clara contra metas pré-estabelecidas e não há muito que fique na dependência de uma avaliação subjetiva.

Alguém já conversou com você sobre como o seu potencial é visto pela Diretoria ou pelos avaliadores de Recursos Humanos? Então, o que é esse tal potencial que muitas vezes determina a oferta de oportunidades de carreira para você?

Para não entrar numa descrição da metodologia de avaliação de Potencial vs. Perfomance, mas indicar que fatores são considerados, podemos considerar apenas aqueles que são considerados alto-potencial nas empresas.

Mas o que é potencial para você? Como você definiria o seu potencial? Se você não tiver suficiente conhecimento para definir o que é potencial, você seria como um atleta de corrida que não sabe se a prova é de 100 metros ou uma maratona de 42.600 metros, certo?

A definição mais direta de potencial é muito simples! É agilidade de aprendizado!

Mais uma vez, é uma avaliação relativa com os seus colegas, com a média da empresa, com a média do setor ou com o padrão da indústria, como exemplos. Um profissional com potencial elevado é alguém que tem a capacidade de adquirir conhecimentos com rapidez, aprende com rapidez e coloca em prática o que aprendeu.

O potencial é normalmente validado por um grupo de superiores e raramente depende apenas de uma pessoa. Não basta o seu chefe dar apoio se você não é visto como alguém capaz de melhorar a sua performance e realizar trabalhos importantes por outras pessoas em nível superior.

Ainda assim, alguém com potencial elevado pode ser classificado em pelo menos 03 níveis dentro da categoria de alto-potencial. A consistência da performance é o classificador que determina se você é uma Estrela Consistente, uma Futura Estrela ou um Diamante Bruto.

É claro que uma pessoa que num determinado momento não é vista como um potencial elevado, pode vir a ser reconhecido em outras circunstâncias e condições, e vice-versa. O fato de ser considerado alto potencial num momento não garante esta atenção ao longo do tempo.

Mas suponha que você seja um Diamante Bruto, uma pessoa com alto potencial, mas no estágio inicial. Como você é visto pelos seus superiores?

Na realidade você é literalmente um alto potencial, que a maioria das pessoas percebem como alguém capaz de realizar um grande trabalho na organização. Isto pode significar que você ainda não teve tempo ou oportunidade para demonstrar a sua capacidade plenamente. Pode também significar que você não teve consistência na sua performance nos últimos tempos, embora tenha a sua competência reconhecida. Pode ser que você esteja num trabalho equivocado ou as condições não são favoráveis.

É importante que você perceba a sua situação e não fique por muito tempo nesta condição. Ninguém paga por potencial não realizado!

E se você estiver na classe de Futura Estrela, ou seja no nível intermediário entre aqueles reconhecidos como potenciais elevados? O que seus superiores estão vendo?

Provavelmente a sua performance característica é de normalmente atingir as expectativas e algumas vezes excedê-las. Deve ter a capacidade de assumir os novos desafios de forma consistente e rapidamente toma conta da situação, demonstrando que tem flexibilidade para assumir mudanças de carreira para diferentes situações.

Mas então, o que lhe falta para ser uma Estrela Consistente? Aquela classe em que há poucos e todos os querem? O que diferencia os que estão nesta classe, no topo da escala dos profissionais de alto potencial?

A principal característica é que estes profissionais são vistos sempre como a melhor alternativa para os desafios. São os que resolvem praticamente qualquer situação ou problema. De uma maneira geral, a organização tem tanta confiança nestes profissionais que um resultado aquém das expectativas é visto como algo além do alcance da organização.

Estes são os que realizam sem ter recursos suficientes ou prazos razoáveis, como se criassem recursos a partir do nada. Na realidade são profissionais que fazem com que a organização aprenda muito rapidamente e multiplique os resultados. Assumem desafios complexos em áreas novas com movimentação lateral ou com promoção. Literalmente estão prontos para a próxima promoção disponível.

Como você pode perceber, o que diferencia o profissional nas 03 classes é a consistência da sua performance.

Uma performance menos consistente leva-o até o Diamante Bruto, que se não convence os superiores com consistência, não alcançam a classe das Futuras Estrelas.

Os que estão na classe das Futuras Estrelas já apresentam um performance consistentemente superior à grande maioria dos colegas, mas ainda necessitam de condições relativamente adequadas para alcançar uma boa performance.

E na classe das Estrelas Consistentes estão os que contam com grande confiança dos superiores por já terem comprovados que fazem e acontecem em praticamente qualquer situação, mesmo nas menos favoráveis.

Você percebe que o fator velocidade é o grande diferencial? Aprender rapidamente te movimenta de um foco restrito a uma área para um campo de atuação mais amplo, onde há mais oportunidades. Até chegar ao nível de alto-potencial.

Depois é necessário agregar consistência de performance, movendo-se das condições mais favoráveis e adequadas para sua atuação, até adquirir condições de apresentar performance excelente mesmo em condições desfavoráveis. É nessa condição, visivelmente desfavorável, que o seu valor individual se destaca.

Lembre-se sempre de que é necessário ter performance e potencial. E que velocidade e consistência são os aspectos determinantes.

Escrito por Yoshio Kawakami
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou

Para contratar - Clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário