O conceito de Business Model é difundido cada vez mais para
diferentes aplicações. No início era utilizado como uma forma de
organizar complexos negócios com múltiplas alternativas que geralmente
estavam além da compreensão imediata para a maioria das pessoas.
Com
o passar do tempo, a aplicação do conceito passou a ganhar cada vez
mais espaço, juntamente com o Design Thinking. Desenvolver modelos
específicos e inovadores para os negócios passou a ser explicado através
destes conceitos.
Como o ser humano parece ser universalmente
adepto da ideia da "casa de ferreiro, espeto de pau", uma vez mais um
conhecimento interessante demora para penetrar na vida pessoal dos
profissionais embora no ambiente do seu trabalho a ferramenta já seja
bem conhecida.
O desenvolvimento do Business Model é considerado
uma das formas mais eficientes de renovar os negócios, criar inovações
no âmbito dos negócios e dos processos. Disso você não devia mais ter
dúvidas.
Se o conceito e a técnica funcionam para grandes
negócios e grandes somas, existe algum motivo para não funcionar para
negócios menores e até mesmo para planos pessoais? A história se repete
em transferências de experiências entre negócios pequenos e negócios
grandes o tempo todo, certo?
O que foi criado para negócios
pequenos é muitas vezes absorvido pelas grandes empresas como formas de
racionalização e soluções minimalistas e o que foi desenvolvido para
grandes organizações com o tempo se democratizam e atendem organizações
pequenas também.
Assim como nos negócios, você pode usar o mesmo
conceito e desestruturar ou desconstruir a sua vida pessoal e
redesenhá-la para ser mais eficiente e mais competitiva. Para vencerem
os obstáculos no mercado, muitos processos de negócios passam por uma
revisão e são redesenhados através da mudança do foco e através da
recomposição dos mesmo elementos em diferentes estruturas.
Você
pode inovar na organização da sua vida para alcançar os seus objetivos
pessoais, assim como as empresas inovam sem criar novos produtos ou
novas tecnologias, alterando a maneira de fazer negócios, melhorando a
sua logística, focalizando nas relações com os clientes, estabelecendo
novas alianças com os mesmo aliados.
Pode ser um exercício muito
interessante revisitar os seus objetivos pessoais, reafirmá-los e mudar a
sua estratégia, recompondo um Business Model mais adequado para sua
vida. É muito sintomático que nas empresas, expandimos e reduzimos as
estruturas conforme o ambiente de negócios, cortamos custos na medida em
que somos pressionados pelos concorrentes, buscamos novas tecnologias e
novos conhecimentos para competir melhor.
Mas no âmbito pessoal,
geralmente a flexibilidade é muito menor. Muitos agem como se fossem
automóveis sem marcha-à-ré, pois sempre querem mais, sempre querem andar
para frente, muitas vezes sem perceber que a essência da estratégia é a
melhor adequação dos seus recursos às condições do ambiente. O destino
de um exército que só sabe avançar é eventualmente ser dizimado...
Aí
está uma oportunidade interessante para todos! Podemos buscar os
objetivos financeiros e de carreira profissional de maneira concreta,
aproveitando as oportunidades e criando o seu modelo para lidar com as
diferentes situações.
Escrito por Yoshio Kawakami
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário