terça-feira, 23 de agosto de 2011

Você se torna aquilo que repete todos os dias

Meu interesse por liderança, autodesenvolvimento e coaching surgiu há mais de 20 anos com uma pergunta; por que algumas pessoas levam vidas excelentes, cheias de significado e realização e outras passam pela vida cheias de dificuldades e sofrimento? Durante muito tempo fiquei sem a resposta, mas não me contive até encontrar uma que me satisfizesse. A resposta para o sucesso ou insucesso na vida tem a ver com as escolhas que cada um faz. O filósofo de negócios Jim Rohn dizia que “uma decisão pode mudar completamente o rumo de nossas vidas”. Faltou apenas dizer que uma decisão precisa ter, logo em seguida, uma ação para que a vida mude. De fato, não são apenas as escolhas que fazemos que geram os resultados que obtemos, mas aquilo que fazemos de forma sistemática, ou seja, nossos hábitos criam nossos resultados.

A primeira vez que tomei conhecimento a respeito desse fato, foi através do grande escritor e palestrante norte americano Og Mangino. Ele é conhecido mundialmente pelos seus livros; O maior vendedor do mundo e o maior segredo do mundo. Aliás, acho que esse foi o primeiro autor sobre desenvolvimento pessoal que li. Mangino escreveu que somos bichos de hábitos e se você quer mudar seus resultados precisa começar mudando seus hábitos, simples assim.

“Quem você é hoje é apenas a soma das escolhas e hábitos que desenvolveu “

A neurociência diz que a repetição sistemática de um pensamento cria um novo caminho neural e, com ele, a criação de um novo hábito. Se você observar seus hábitos diários verá que eles foram construídos a partir de muita repetição. É provável que você escove os dentes, que tome banho ou faça suas refeições sempre da mesma maneira, ou talvez, esteja habituado a chegar do trabalho se esparramar no sofá e ficar vendo noticiários até o hora de dormir. Qual o problema com isso? Não há nada de errado com isso. A questão aqui é que nós somos a somatória de todos os nossos hábitos, sejam eles bons ou ruins. Mas talvez alguns hábitos adquiridos por você não esteja trazendo os resultados que você gostaria.

Se você, por exemplo, tem o hábito de reclamar da vida, de pensar negativo e de se auto-depreciar é muito provável que não esteja vivendo seus melhores dias. Simplesmente porque acabamos atraindo aquilo que mais pensamos e fazemos. Se pelo contrário você conseguiu vencer a barreira da negatividade e conseguiu desenvolver o hábito de pensar e agir positivamente, se procurar utilizar seus talentos para enfrentar os desafios do cotidiano e se sente que o universo está ao seu favor, então pode ter certeza que as coisas vão acontecer de forma extraordinária.

O filósofo Aristóteles dizia que “Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, e sim, um hábito”. Fazer as coisas de forma excelente requer, em primeiro lugar, a decisão de fazer bem feito, e depois repetir sistematicamente sua atitude excelente. Não existem grandes empresas sem produtos excelentes, assim como não existe grande sucesso sem grandes atitudes. Mude seus pensamentos e mudará suas emoções. Mude suas emoções e mudará suas atitudes. Muda suas atitudes e mudará seus resultados. Mude seus resultados e mudará seu destino.

Quais são os hábitos que você pode mudar a partir de hoje e que trará os resultados que você tanto deseja?

Pense nisso e manda bala!

Para contratar - Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário