Escrito por Fernando Oliveira
Meu interesse por liderança, autodesenvolvimento e coaching surgiu há  mais de 20 anos com uma pergunta; por que algumas pessoas levam vidas  excelentes, cheias de significado e realização e outras passam pela vida  cheias de dificuldades e sofrimento? Durante muito tempo fiquei sem a  resposta, mas não me contive até encontrar uma que me satisfizesse. A  resposta para o sucesso ou insucesso na vida tem a ver com as escolhas  que cada um faz. O filósofo de negócios Jim Rohn dizia que “uma decisão  pode mudar completamente o rumo de nossas vidas”. Faltou apenas dizer  que uma decisão precisa ter, logo em seguida, uma ação para que a vida  mude. De fato, não são apenas as escolhas que fazemos que geram os  resultados que obtemos, mas aquilo que fazemos de forma sistemática, ou  seja, nossos hábitos criam nossos resultados.
A primeira vez que  tomei conhecimento a respeito desse fato, foi através do grande escritor  e palestrante norte americano Og Mangino. Ele é conhecido mundialmente  pelos seus livros; O maior vendedor do mundo e o maior segredo do mundo.  Aliás, acho que esse foi o primeiro autor sobre desenvolvimento pessoal  que li. Mangino escreveu que somos bichos de hábitos e se você quer  mudar seus resultados precisa começar mudando seus hábitos, simples  assim.
“Quem você é hoje é apenas a soma das escolhas e hábitos que desenvolveu “
A  neurociência diz que a repetição sistemática de um pensamento cria um  novo caminho neural e, com ele, a criação de um novo hábito. Se você  observar seus hábitos diários verá que eles foram construídos a partir  de muita repetição. É provável que você escove os dentes, que tome banho  ou faça suas refeições sempre da mesma maneira, ou talvez, esteja  habituado a chegar do trabalho se esparramar no sofá e ficar vendo  noticiários até o hora de dormir. Qual o problema com isso? Não há nada  de errado com isso. A questão aqui é que nós somos a somatória de todos  os nossos hábitos, sejam eles bons ou ruins. Mas talvez alguns hábitos  adquiridos por você não esteja trazendo os resultados que você gostaria.
Se  você, por exemplo, tem o hábito de reclamar da vida, de pensar negativo  e de se auto-depreciar é muito provável que não esteja vivendo seus  melhores dias. Simplesmente porque acabamos atraindo aquilo que mais  pensamos e fazemos. Se pelo contrário você conseguiu vencer a barreira  da negatividade e conseguiu desenvolver o hábito de pensar e agir  positivamente, se procurar utilizar seus talentos para enfrentar os  desafios do cotidiano e se sente que o universo está ao seu favor, então  pode ter certeza que as coisas vão acontecer de forma extraordinária.
O  filósofo Aristóteles dizia que “Nós somos o que fazemos repetidamente, a  excelência não é um feito, e sim, um hábito”. Fazer as coisas de forma  excelente requer, em primeiro lugar, a decisão de fazer bem feito, e  depois repetir sistematicamente sua atitude excelente. Não existem  grandes empresas sem produtos excelentes, assim como não existe grande  sucesso sem grandes atitudes. Mude seus pensamentos e mudará suas  emoções. Mude suas emoções e mudará suas atitudes. Muda suas atitudes e  mudará seus resultados. Mude seus resultados e mudará seu destino.
Quais são os hábitos que você pode mudar a partir de hoje e que trará os resultados que você tanto deseja?
Pense nisso e manda bala!
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário