Razão de ser e existir de qualquer empresa; o cliente nem sempre é
tratado como rei e muitas vezes, por mais absurdo que pareça, é tido
como um legítimo bobo da corte.
Longe de pessoalmente acreditar
na frase "todo cliente tem razão" as empresas de uma forma geral devem
dar um passo à frente nas políticas e ações para assegurar sua
sobrevivência e vir a crescer de forma mais sustentável a médio-longo
prazo.
Não basta mais ter somente o "foco no cliente", agora é
preciso ter o "foco no foco do cliente", ir além, fazer literalmente
parte da equipe do cliente e acabar com o estigma de ser visto só como
mais um fornecedor. Vamos ver alguns insights para construir essa nova
relação.
Repasse conhecimentos. Não pense duas vezes em
oportunizar treinamentos aos clientes e a sua equipe. Isso cria um
vínculo maior, além do cliente ter mais acesso a cultura e ações da sua
empresa.
Compartilhe experiências. No ponto-de-venda e nas suas
visitas procure sempre contar novidades ao cliente. Ações de sucesso de
outras empresas e se mostrar sempre informado sobre o mercado só
contribuem. Respeite as particularidades de cada região e sempre procure
adaptar as ações que pretende copiar ou criar a sua realidade local.
Trace
metas em conjunto. Os profissionais de vendas têm dificuldade e não
vêem com bons olhos esse tipo de atitude. Acreditam ser uma intromissão
grande demais. Tudo depende do grau de confiança e de lealdade. A
lealdade é ainda mais importante do que a fidelidade. O cliente nem
sempre consegue ser fiel a sua marca, afinal a concorrência é acirrada e
tem o seu valor. A lealdade faz com que o cliente acredite nas suas
boas intenções para com o seu negócio e começa a perceber que mais do
que vendedor você está lá para agregar valor.
Use a meritocracia.
Invista mais nos clientes que mais compram. Chega de ficar jogando
dinheiro fora procurando clientes que ainda vão demorar a chegar ao
estágio em que os principais estão.
Descubra como avançar na sua
relação com o cliente. Crie algo novo! Permita-se experimentar! Não
tenha medo! O sucesso do seu cliente é o seu sucesso!
Escrito por Paulo Araújo
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