terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tudo é permitido

Estive recentemente vasculhando meu material criativo em pastas, gavetas e armários e encontrei uma infinidade de artigos, poemas e projetos iniciados e não finalizados. Comecei a rever alguns e percebi que alguns até poderiam ter futuro, mas eu não deixei que eles tivessem. Na mesma velocidade que eu criava, eu também criticava a ideia que estava nascendo. Grande erro!

Foi somente depois de um curso sobre criatividade que fiz na década de 1990 que ouvi uma frase que mudou tudo. Durante um dos exercícios de Brianstorm, o instrutor disse; “Imaginem o que quiserem tudo é permitido, e principalmente, adiem o julgamento”. Mas como assim adiar o julgamento? Todos nós estamos acostumados a pensar em alguma coisa e simultaneamente imaginar se aquilo que estamos pensando dará certo, e com isso, vamos “podando” a ideia ou projeto até se enquadrar àquilo que acreditamos ser possível fazer.

Esse conceito era totalmente novo para mim, e foi fantástico deixar a mente viajar e pensar em coisas malucas e inventivas. Já que ninguém podia expressar suas opiniões ou fazer o papel do Advogado do diabo e julgar antes de ver se daria certo.

"Um dos principais limitadores das boas ideias acontece porque julgamos antecipadamente se a ideia é boa ou não."

Os grande gênios da humanidade conseguiram encontrar novas maneiras de enxergar o mundo e de encontrar soluções para diversos problemas, acreditando que TUDO É PERMITIDO.

O filósofo de negócios e escritor norte americano Jim Rohn, dizia que; “As únicas coisas que podem limitar você são as limitações auto impostas”. Eu acredito profundamente nesse pensamento.  Tive a oportunidade de participar de dois seminários com ele que mudaram e muito a minha maneira de pensar.

O escritor Tim Ferriss diz que;  “Se aquilo que você estiver pensando em fazer não o fizer queimar na fogueira, então faça. É melhor pedir desculpas do que permissão”.

Não pré-julgue suas ideias antes mesmo delas terem tomado forma, dê uma chance de sua mente criar. Se toda vez que pensamos em algo, ouvimos a voz que diz; – isso não dará certo! Logo deixamos de criar.

Faça como dizia uma das letras do cantor e compositor Raul Seixas “Se eu quero e você quer tomar banho de chapéu,  ou esperar Papai Noel, ou discutir Carlos Gardel, então vá! Faz o que tu queres pois é tudo da Lei! da Lei!”

Leia, estude , escreva, permita-se botar pra fora tudo que se passa pela cachola, e espere para ver o que acontece.

Forte abraço e sucesso sempre!

Escrito por por Fernando Oliveira
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou

Nenhum comentário:

Postar um comentário